quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Marrakech-Salé-Tanger

8º Dia Marrakech
É realmente outro mundo!
Recomendamos a todos uma visita, um pouco mais prolongada que a nossa a esta cidade. A praça central é qualquer coisa de fenomenal. Gigantesca, multicultural, cheia de vida e cores que só em Marrocos conseguimos encontrar.
Tudo o que queremos encontrar existe aqui!
Cafés com gente bonita, bons restaurantes, especiarias, tudo!
Só visto!
O trânsito é qualquer coisa de invulgar, estes marroquinos são uns loucos! A verdade é que não vimos acidentes a não ser uns rapazes de mota que ao virar uma esquina, levaram com a porta de um carro que se abriu de repente sem estes terem tempo para se desviarem e no momento do embate lá foi o rapazinho que ia atrás na mota parar ao meio do chão. Nada de especial, nada que um cumprimento não resolva, umas palmadinhas nas costas e é vê-los a seguir viagem.

9º Dia- Saída de Marrakech- Direcção Salé

Não foi um dia muito bom!
A saída do hotel prometia. Um desaguizado com o guarda que queria uma pipa de massa por ter estado a guardar as motas durante a noite!
Perdemo-nos à saída desta cidade, como já vem sendo hábito.
O inevitável aconteceu.
Não foi a dor de barriga, que temos conseguido evitar desde que chegámos, não foi nenhuma avaria nas motas (um medo que temos desde o inicio da viagem), foi mesmo, a famosa poça de óleo! Mesmo à saída de uma rotunda, num sítio onde não podemos escapar. Ali estava ela e se um passou o outro não escapou e foi vê-lo a ir sentir de perto a rigidez do alcatrão Marroquino!
Enfim, são coisas que acontecem. Felizmente ninguém se magoou e nem a mota ficou muito danificada. Assim ao menos uma delas vem com marcas da viagem!!!
O dia realmente não estava a começar muito bem, mas quando pensávamos que não podia piorar…
Andámos numa autoestrada cerca de 150Km sem encontrar uma bomba de gasolina, coisa que para nós é perigoso pois as nossas motas têm uma autonomia de cerca de 150Km, precisamente. Não tínhamos as nossas reservas cheias pois numa paragem anterior obrigaram-nos a despeja-las! Portanto, fui o primeiro a ficar sem gasolina e logo numa auto estrada! Lá segui viagem por mais 2 Km com a mota do Miguel até esta também ficar sem gasolina, mesmo antes da placa a avisar que faltava 1 Km para a próxima estação de serviço.
 Como o garrafão da mota do Miguel ainda tinha um bocado no fundo, tive de arranjar forma de  o vazar para o depósito e lá consegui chegar á bomba( Um bocado ao estilo do Bear Grylls. Depois, bem ao estilo marroquino foi vê-lo a fazer inversão de marcha na AE para voltar para trás á procura do motard perdido!
Tudo pronto e seguimos viagem!
Cerca de 150Km depois lá estávamos nós a pôr gasolina outra vez e de novo um episódio para nos fazer perder a pouca paciência que á tinhamos. Na altura de pagar,     “ não aceitamos cartões estrangeiros!”. “ E agora, que fazemos”, “Tentamos pagar em euros, que eles devem aceitar”, e assim foi.
Uns Km a seguir lá estávamos no mesmo filme! Agora nas portagens!
Mas como o dia estava a correr tão bem, outro dos nossos receios tornou-se realidade, agora sim um dos mais graves, uma AVARIA a sério. A minha mota ao chegar a Salé foi-se abaixo e nunca mais trabalhou! Seguiram-se várias tentativas para pedir ajuda até que um empreiteiro de seu nome Mustafá parou e deu-nos uma boleia até ao centro da Vila para que ali fosse mais fácil explicar à assistência o sítio onde estávamos. Que viemos a constatar um pouco depois que de nada valia.
Como é de esperar a companhia de seguros tranquilidade, menciono o nome pois estou realmente aborrecido com eles, não cobria a totalidade dos encargos. Eu até tive o cuidado de antes de sair de Portugal ir até uma agência perguntar se tinha de pagar alguma coisa mais por ir para o estrangeiro, pois ia para Marrocos e queria ter a certeza de que se algo acontecesse estaria descansado com a assistência em viagem, foi-me transmitido que não haveria problemas pois tinham acordos com o país para onde ia viajar e se fosse preciso eles tratariam de tudo! Está visto que afinal não é bem assim!
Quando telefonei para pedir um reboque, fui avisado que a Tranquilidade, que de Tranquilidade para os clientes só tem mesmo o nome, só pagaria até um limite de 125€ e que de Salé até Tanger, já a contar com o parte que a companhia segurava eu tinha de pagar ainda 2500Dirham, um ROUBO.
Agradeci. Era o que me restava fazer!
O Mustafá, com a sua gentileza marroquina, ofereceu-se para nos levar até Tanger por 1500DRH, uma diferença considerável e assim foi, fomos de boleia com as motas em cima da Toyota do rapaz até Tanger.
 Episódio da viagem na Toyota: O Mustafá durante um caminho longo em que se falava desde árabe, português, espanhol, francês e inglês, para ver se nos entendiamos, descobre um frasco de desodorizante, numa das suas incursões às costas do miguel e ao tentar borrifar para o ar, não repara que o frasco está virado para ele e o pior acontece, borrifou directamente para os próprios olhos, não sabemos porquê mas aconteceu e pior aconteceu a cerca de 120Km por hora!!! Foi um sufoco, não só pelo cheiro do dito desodorizante que era de uma qualidade inimaginável bem como pelos sucessivos SSSS que a carrinha fez enquanto o atrapalhado Mustafá esfregava os olhos numa tentativa de aliviar o ardor que possivelmente sentia!!!!
Como a sorte neste dia estava do nosso lado, chegámos a Tanger às 22:15 e o último barco para Tarifa tinha partido às 22:00. Fantástico!!!!
Fomos para a fronteira e perguntamos se podíamos montar acampamento ao pé da policia pois tínhamos montes de coisas em cima das motas e estas não trabalhavam, para podermos ir procurar um hotel para passar a noite!
Assim foi-nos permitido instalarmo-nos a nós e mais o resto das nossas coisas à entrada do barco até de manhã!
A nossa aventura terminou com uma noite bem passada na Fronteira a dormir dentro da tenda enquanto iam chegando centenas de pessoas para tentar atravessar para a Europa no dia seguinte! A estas pessoas deixo aqui um conselho, não façam seguros na Tranquilidade!
Abraços
Hugo e Miguel

domingo, 9 de janeiro de 2011

Quente e Frio!

Não se deixem enganar, ontem no deserto estivemos de manga curta e cheios de calor, hoje 800Km a norte estamos com frio! Durante a viagem, na travessia do Atlas, tivémos de parar para vestir mais umas peças de roupa e correr um bocado na berma da auto estrada pois não se podia com o briol!

Layoune- Marrakech

6º 7º Dia
Hoje estivemos o dia no deserto. Estivemos num acampamento Sahauri, bem engraçado, onde o pagamento para ficar uma noite era o que o visitante quisesse pagar! O paraíso dos Tugas. Se alguns que conheço lá ficassem bem os rapazes recebiam um DHR! Muito giro com um estilo muito peculiar, tinha umas mesinhas para o chá todas trabalhadas e a contrastar uns moveis de aparelhagem da Sony, bem vintage, como mesas de apoio! Na parte de trás deste acampamento era o Sahara. As nossas máquinas foram feitas para o deserto! Aquilo é que foi andar. Eles eram pedras( calhaus bem grandes), areia, no meio das ortigas cá do deserto que picam como tudo, enfim uma parafernália de caminhos e as nossas Vespas sempre a rolar.
Saímos de Layoune por volta das 19 e foi uma noite ao melhor estilo Knight Rider, sempre a andar até ao nosso próximo destino. MARRAKECH! Quando chegámos, nem parecia que ainda estávamos em Marrocos. Isto é uma metrópole Europeia, com resquícios marroquinos, é verdade, como o trânsito infernal e alguns Kinder Surpresa pelas ruas, mas de resto tudo muito mais destapado e novo.
Vamos dormir que bem precisamos!!!
Beijinhos, abraços e muitos palhaços!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

4º Dia A caminho de Tan Tan

4º Dia
Saída de Agadir. É realmente uma cidade muito maior do que as que temos visto. Parámos num supermercado para abastecer de duas formas, comer para as nossas refeições ambulantes, que acontecem sempre que não encontramos um restaurante que satisfaça os nossos requisitos (para quem nos conhece sabe que a bitola não está muito alta, mas mesmo assim!) e gasoline sin plomp para as nossas máquinas.
Seguimos viagem bastante mais carregados e ainda por cima com sacos do continente que não dão jeitinho nenhum para arrumar!
Passámos por muitas vilas e aldeias mas não parámos em quase nenhuma a não ser para abastecer, 2x e para almoçar em Sid Ifni, onde antes de pararmos as motas durante os nossos 20 minutos sagrados para “encher a mula”, fomos novamente mandados parar pela policia desta vez para servirmos de exemplo para uma campanha rodoviária que estavam a fazer, pois nós como bons motociclistas e cumpridores do código da estrada circulávamos com o capacete colocado! Hábito que os Marroquinos não têm.
Fizemos a nossa primeira paragem numa oficina, que mais pareceu um Pit Stop, dada a rapidez com que nos desenrascaram. Também é verdade que o problema não era nada de sério, mas mesmo assim gostamos de ver a prontidão e atitude desta malta.( problema: em andamento saltou um parafuso do espelho retrovisor da máquina do Miguel, o que para ele é sem sombra de duvida um tormento, dadas as vezes que ele olha para o mesmo por minuto).
Ao chegar a Tan Tan, fomos mandados parar de novo desta vez à séria, com pompa e circunstância, pois estivemos mais de 20 minutos a tentar comunicar com os Srs. Agentes da Autoridade que não largavam os nossos passaportes, por nada. Quando nos deixaram entrar na Vila, nem  tivemos tempo de aquecer o banco, pois mais uma vez, os Tugas anarquizaram na Pátria do Rei Mancatlas. Em vez de pararmos num sinal de Stop, abrandamos como é nosso hábito em Portugal!!!! Constatamos que podíamos passar em segurança e avançamos, 50 metros depois estávamos encostados com outro Agente da Autoridade a pregarnos com uma multa de 700DHR.
Seguem algumas da frases mais ouvidas naqueles segundos:
Ça va bien!
Agente da Autoridade num francês que a nós nos parecia perfeito
Não tô ta perceber!
……. Ag. Aut. ….700DHR
Ça va
……..Ag. Aut………
O quê, não to a perceber este c____!
Acho que está a dizer que são 70 DHR, ri-te e vamos mas é pagar para irmos embora daqui…
Ag. Aut. 700DHR…….. no 70DHR, 700DHR( e nisto baixou-se e faz um 700 no chão)…
Não pode ser…E agora… ri-te e pede desculpa…
Li algures antes de vir que um sorriso fora de Portugal pode ser a nossa melhor arma! E não é que resultou.
Seguiram-se os convenientes agradecimentos, com muito Salam e mãos no peito e lá seguimos viagem.
Neste momento já sei que em Portugal está a chover a cântaros mas para fazer um bocadinho de inveja vou dizer que estamos num camping de frente ao mar, onde só se ouvem as ondas e estamos de t-shirt e chinelos, o que para o resto dos campistas deve estar a ser um verdadeiro tormento.